Maceió, 13 de abril de 2025.
Tempo: 🌡️ 26°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Empresas terão que adotar medidas contra assédio e avaliar os riscos psicossociais dos colaboradores

A parti de 26 de maio, todas as empresas brasileiras deverão cumprir integralmente novas diretrizes da Norma Regulamentadora N° 1 (NR-1), que trata das disposições gerais de segurança e saúde no trabalho. A atualização da norma, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (TME), traz mudanças significativas, como a inclusão obrigatória da avaliação dos riscos psicossociais e o reforço das medidas e prevenção ao assédio sexual e à violência no ambiente corporativo.

Mesmo a legislação sendo aplicada a todos os trabalhadores, os efeitos são especialmente importante para as mulheres, por serem as maiores vítimas a violência, ao assédio e à desigualdade de condições no mercado de trabalho.

Nas mudanças, a nova NR-1 exige que as empresas identifiquem os fatores psicossociais, como 4sséd1o moral, metas 4bus1v4s e jornadas excessivas. A norma prevê, por exemplo, a realização de diagnósticos organizacionais, capacitação de lideranças e criação de canais de escuta para o trabalhadores. De acordo, com INSS, o Brasil registrou o maior número de afastamento por transtornos mentais dos últimos 10 anos, entre 2023 e 2024, totalizando 472 mil licenças por saúde mental, 301 mil foram solicitadas por mulheres.

Com a entrada em virgo da nova norma, o Ministério do Trabalho já sinalizou que fiscalização será mais rigorosa que vão muito além das multas.