A embaixada do Brasil em Beirute firmou uma parceria com a Middle East Airlines para facilitar a saída de brasileiros do Líbano, disponibilizando assentos prioritários para Madri, na Espanha, e Frankfurt, na Alemanha, durante o mês de novembro. A medida visa atender à recomendação da diplomacia brasileira para que cidadãos residentes ou de passagem deixem o país por conta própria devido à instabilidade na região.
Desde o início de outubro, a Força Aérea Brasileira já repatriou 1.859 brasileiros em nove voos. A parceria com a companhia aérea libanesa busca complementar essa iniciativa, oferecendo uma média de 26 voos semanais partindo de Beirute. Voos para Madri ocorrerão nos dias 9, 12, 16 e 19 de novembro, enquanto para Frankfurt, a prioridade será concedida nos dias 10, 12, 14, 16 e 17.
A aquisição dos bilhetes e a organização de voos de conexão para o Brasil ficam sob responsabilidade dos próprios passageiros. A medida busca oferecer mais opções seguras para os brasileiros que desejam deixar o Líbano, em meio à crescente tensão na região.