O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um apelo público para que cidadãos brasileiros saiam às ruas em defesa da “paz e soberania” da Venezuela, durante participação em programa da emissora estatal TeleSUR, na quinta-feira (4).
Misturando português e espanhol o chamado “portunhol”, Maduro agradeceu ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pelo envio de um boné ao palácio de governo. Segundo ele, o presente simbolizaria “solidariedade entre os povos” dos dois países.
“Brasil, Brasil ,muito obrigado, MST. A vitória nos pertence. Viva a unidade do povo do Brasil, viva a unidade com o povo venezuelano. Povo do Brasil, saiam às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e pela soberania”, declarou Maduro.
O apelo ocorre em meio a tensões regionais ampliadas por operações militares dos Estados Unidos próximas às costas venezuelanas. Militantes norte-americanos atacaram recentemente embarcações no Caribe e no Pacífico, sob a justificativa de combate ao narcotráfico, algo que Caracas rejeita, acusando Washington de mirar diretamente o governo venezuelano.








