8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Em Goiás vereador é cassado por pagar cigarros e bebidas com orçamento público e alega que é “tradição”

O vereador Emanoel Alves Júnior (PSDB), de São Francisco de Goiás, teve o mandato cassado por usar dinheiro público para pagar uma confraternização. A festa aconteceu no final de 2020 com aproximadamente 40 pessoas em um restaurante em Nerópolis. O valor total da conta, pago com um cheque da Câmara Municipal e assinado pelo vereador, foi de R$ 5,6 mil.

Os vereadores reconheceram na sessão que cassou o mandato de Emanoel, que ele “procedeu de modo incompatível com a dignidade da Câmara ou faltou com decoro em sua conduta pública”. A advogada Anna Carolina Bastos, conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil, destacou que esses itens não poderiam ter sido pagos com orçamento da Câmara.

Emanoel disse na época da denúncia que a confraternização era uma tradição entre vereadores e funcionários, mas que nunca autorizou o consumo de bebidas alcoólicas ou cigarros por conta da Câmara Municipal. Ele alegou que todas as contas da gestão dele foram aprovadas e que a denúncia era uma perseguição política.