Após se encontrar com o relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interarmericana de Direitos Humanos (CIDH), Pedro Vaca Villarreal, o ex-presidente Jair Bolsonaro se mostrou otimista e diz ter reforçado suas críticas quanto à conduta do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (13).
A CIDH faz parte da Organização dos Estados Americanos (OEA) e está no Brasil a convite do próprio Governo Federal, para avaliar a situação de liberdade de expressão no país. Em conversa com o Metrópoles, Pedro Vaca disse que o “tom dos relatórios” sobre as violações de liberdade de expressão no Brasil são “impressionantes”.
Quanto ao encontro de Bolsonaro, o ex-presidente afirmou que conversou com Vaca sobre a “perseguição política” de Moraes aos opositores do Governo. A comissão se reuniu nesta semana com os ministro do STF Alexandre de Moraes e o presidente do supremo Luis Roberto Barroso para esclarecimento quanto as denúncias de censura. Em encontro com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, foi esclarecido o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.