Em encontro com a OEA, Bolsonaro faz críticas à Moraes e se diz otimista com a investigação sobre liberdade de expressão no país

BRASILIA, BRAZIL - MARCH 31: President of Brazil Jair Bolsonaro looks on during a farewell ceremony for outgoing ministers on March 31, 2022 in Brasilia, Brazil. Bolsonaro's administration replaces nine out of 23 ministers, who resign to run for positions in October elections. (Photo by Andressa Anholete/Getty Images)

Após se encontrar com o relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interarmericana de Direitos Humanos (CIDH), Pedro Vaca Villarreal, o ex-presidente Jair Bolsonaro se mostrou otimista e diz ter reforçado suas críticas quanto à conduta do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (13).

PUBLICIDADE


A CIDH faz parte da Organização dos Estados Americanos (OEA) e está no Brasil a convite do próprio Governo Federal, para avaliar a situação de liberdade de expressão no país. Em conversa com o Metrópoles, Pedro Vaca disse que o “tom dos relatórios” sobre as violações de liberdade de expressão no Brasil são “impressionantes”.

Quanto ao encontro de Bolsonaro, o ex-presidente afirmou que conversou com Vaca sobre a “perseguição política” de Moraes aos opositores do Governo. A comissão se reuniu nesta semana com os ministro do STF Alexandre de Moraes e o presidente do supremo Luis Roberto Barroso para esclarecimento quanto as denúncias de censura. Em encontro com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, foi esclarecido o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.

Todos os direitos reservados