Durante o pronunciamento na 2ä Cúpula Virtual Vozes do Sul Global, realizada hoje(sexta-feira, 17), o presidente Lula criticou o investimento em guerras pelo mundo e alertou, que esses valores poderiam estar sendo investidos em questões mais importantes, como o combate à fome: “falharemos com as milhões de pessoas que passam fome no mundo, enquanto bilhões de dólares são gastos para travar guerras”.
Em seu discurso, Lula pediu pelo fim das desigualdades entre os países entre o norte e o sul global e elogiou o trabalho do Brasil na Presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual liderou o comitê em outubro, quando foi reiniciado o conflito armado entre o grupo Hamas, da Palestina e o Estado de Israel.
Aproveitando a oportunidade, o presidente criticou o direito ao veto, possuído por alguns países — como os Estados Unidos. Os EUA, inclusive, fez uso desse direito para derrubar a proposta brasileira de resolução para a guerra no Oriente Médio, que já tinha 12 de 15 votos favoráveis.