Em pesquisa realizada pelo Quaest e exibida na anoite desta quinta-feira (29), durante o AL TV 2ª edição, os entrevistados pelo instituto revelaram que entres os candidatos que mais pontuam JHC (PL) tem a menor rejeição, enquanto Lobão (Solidariedade) tem a maior.
A análise feita pela Quaest mediu o potencial de votos, nível de conhecimento do candidato e rejeição. Sobre o potencial de votos, os eleitores dizem que poderiam votar em determinado candidato. Já o nível de conhecimento mede o quanto os eleitores conhecem os candidatos, enquanto a rejeição aponta quando os eleitores não votariam de jeito nenhum.
Analisando esses três quesitos, 83% dizem que conhecem e poderiam votar em JHC, 3% disseram que não o conhecem, enquanto 14% disseram que não votariam de jeito nenhum. 3% não souberam ou não quiseram responder.
Lobão é o candidato que aparece com maior rejeição. 53% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Outros 20% disseram que conhecem e poderiam votar nele, enquanto 25% não conhecem. Por fim, 2%, não souberam ou não quiseram responder.
Já Rafael Brito (MDB), tem entre os entrevistados 29% que dizem conhecê-lo e que poderiam votar nele. 56% não conhecem, enquanto 23% disseram que não votariam no emedebista de jeito nenhum. 2% não souberam ou quiseram responder.
Lenilda Luna aparece com 8% dos entrevistados dizendo que conhecem a candidata e poderiam votar nela. 69% dizem não conhecer a jornalista e 20% não votariam de jeito nenhum. 3% não souberam responder.
Nina Tenório aparece com 5% dos eleitores que a conhecem e poderiam votar nela, outros 81% não a conhecem e 13% disseram não votar nela de jeito nenhum. 1% dos entrevistados não souberam ou quiseram responder.
Rony Camelinho é o menos conhecido entre os candidatos. 86% nunca ouviram falar no candidato. Somente 3% dos entrevistados dizem que o conhecem e poderiam votar nele, enquanto 10% não votariam de jeito nenhum. 1% não souberam ou quiseram responder.
Foram ouvidos 900 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 26 e 28 de agosto. A pesquisa encomendada pela TV Gazeta está registrada no TSE, com o número AL06310/2024 e tem nível de confiança de 95%. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.