O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que a Casa retomará o debate sobre a implementação do voto distrital misto nas eleições para vereadores, deputados estaduais, distritais e federais. A proposta será analisada por uma comissão especial, que será criada após a definição das comissões permanentes da Câmara.
O Projeto de Lei 9212/17, já aprovado pelo Senado, prevê um sistema eleitoral em que o eleitor vota duas vezes: uma para escolher um candidato de seu distrito (voto distrital) e outra para um partido de sua preferência (voto proporcional). Dessa forma, metade das cadeiras do Legislativo seria preenchida pelos candidatos mais votados nos distritos, enquanto a outra metade seria distribuída conforme a votação dos partidos.
A proposta também estabelece que a Justiça Eleitoral ficará responsável por definir os distritos eleitorais, levando em conta critérios populacionais e a continuidade geográfica das áreas.
Caso aprovado pela Câmara, o modelo poderá mudar a forma como os brasileiros escolhem seus representantes, alterando o Código Eleitoral e a Lei das Eleições.