O projeto Comprova, que trabalha no combate à desinformação, afirmou que o áudio que seria do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, falando sobre o governo Lula, é falso. Na gravação, ele teria dito que os objetivos do governo petista seria “arruinar a economia e aumentar o desmatamento”.
O projeto verificou que o áudio é original de uma sátira do canal de humor do YouTube, o “Bastidores do Brasil”. A voz na verdade é de um humorista imitando o ministro Flávio Dino. O áudio foi extraído, editado e compartilhado nas redes sociais, como se fosse uma fala dita pelo ministro. Nos posts que compartilham o áudio, ele é titulado como um “vazamento alarmante”.
No mesmo áudio, o humorista cita outras coisas como “eliminar as redes sociais”, “destruir empresas” e etc. O professor de Engenharia de Informação da Universidade Federal do ABC (UFABC), Mário Gazziro, constatou 31 trechos de silêncio, que sinalizam a existência de edição. No início do mês, Flávio Dino já tinha vindo nas redes sociais desmentir os áudios.