8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Drones sobrevoam maior base militar da Dinamarca e governo acusa Rússia de invasão

Novos drones de origem desconhecida foram avistados sobre a maior base militar da Dinamarca na noite desta sexta-feira (26). Esse é mais um  incidente semelhante que acontece nos últimos dias, os quais o governo classificou como um “ataque híbrido”. Os avistamentos provocaram o fechamento de vários aeroportos no país desde segunda-feira (22), quando os primeiros aparelhos foram detectados.

”Posso confirmar que tivemos um incidente por volta das 20h15 (18h15 GMT) que durou várias horas. Foram avistados um ou dois drones fora da base aérea e também sobre ela.” declarou o oficial Simon Skelsjaer, referindo-se à base militar de Karup. Segundo ele, os drones não foram abatidos e a polícia não pode comentar a origem dos aparelhos.

Na quinta-feira (25), a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, afirmou em mensagem em vídeo que o país foi “vítima de ataques híbridos”, em referência a uma forma de guerra não convencional, e que não poderia acusar outro país do ataque, mas declarou que um país a qual colocaria a Europa em risco seria a Rússia.

No dia 19, a Estônia denunciou que três caças russos violaram seu espaço aéreo e foram interceptados por patrulhas da Otan, o que acirrou as tensões na Europa em meio à guerra na Ucrânia.