12 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Donald Trump se autoproclama “presidente interino da Venezuela” em publicação em sua rede social

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou neste domingo (11) em sua rede social Truth Social uma imagem que simula seu perfil na Wikipedia com a descrição de que ele é o “presidente interino da Venezuela” desde janeiro de 2026, após uma operação militar recente no país vizinho. A postagem gerou atenção internacional e ampla repercussão midiática.

A publicação ocorre após uma operação dos Estados Unidos na madrugada de 3 de janeiro, quando forças americanas anunciaram a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, em Caracas. O episódio, reportado como uma ação militar de larga escala, marcou uma escalada nas relações entre Washington e Caracas.

Na sexta-feira (9), Trump afirmou que considera a Venezuela e sua presidente interina, Delcy Rodríguez, aliados “neste momento”, e destacou a intenção de manter influência na região, afirmando que os EUA não querem a presença de Rússia ou China no país sul-americano. Ele também mencionou a possibilidade de encontros com representantes venezuelanos em breve.

Autoridades internacionais não reconheceram Trump como presidente interino da Venezuela, e a autopromoção na rede social é vista como uma declaração simbólica ou provocativa, sem base em reconhecimento diplomático formal. No pós-operativo, o governo venezuelano sob liderança interina segue negociando relações externas, inclusive com Washington, em meio à crise política e institucional em Caracas.