Maceió, 07 de maio de 2025.
Tempo: 🌡️ 27°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Dom Odilo fala sobre chance de ser papa: “todos têm direito de torcer”

O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, que participará do conclave para a escolha do novo papa, comentou nesta segunda-feira (21/4) sobre as especulações envolvendo seu nome como possível sucessor. Questionado sobre a expectativa dos brasileiros por um pontífice do país, Dom Odilo afirmou que vê com naturalidade o interesse popular. “Todos têm o direito de torcer. É natural que em vários países, como Brasil, México, Estados Unidos, Portugal e Espanha, surjam especulações e torcidas”, disse.

Segundo o cardeal, a escolha do papa é resultado de um processo sério e espiritual, baseado em oração e reflexão coletiva. Ele explicou que se trata de um discernimento feito com grande senso de responsabilidade, que leva em consideração os desafios da igreja. “Não é salvar uma ideologia, um partido, um gosto. É a grande responsabilidade sobre quem vai conduzir a igreja para desempenhar bem sua missão”, destacou.

Dom Odilo também negou que existam articulações prévias ou “conchavos” entre os cardeais, reforçando que qualquer decisão deve ser vista com naturalidade. Ele evitou comentar se espera a escolha de um papa fora da Europa, mas afirmou que não há motivo para surpresa, independentemente da origem do escolhido. “Ninguém deveria se surpreender se fosse escolhido um cardeal africano, asiático ou novamente um italiano. Qualquer um que for escolhido como papa receberá o cuidado da igreja como um todo”, completou.