Durante os festejos juninos em Alagoas, a Operação Lei Seca iniciou, nesta terça-feira (18), o reforço nas ações de fiscalização em todo o estado. A operação, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), será intensificada até o fim do mês, com foco tanto na capital quanto no interior. As ações têm como objetivo principal prevenir sinistros de trânsito provocados pela combinação entre álcool e direção, aproveitando o aumento do fluxo de veículos e pessoas durante o período festivo.
A atuação da Operação Lei Seca ocorre em duas frentes: a fiscalização ostensiva nas vias e a conscientização da população sobre os riscos da alcoolemia ao volante. Para otimizar as abordagens, o Detran adquiriu recentemente etilômetros passivos, que permitem detectar a presença de álcool de forma mais rápida e sem contato direto com o motorista. Caso o aparelho indique suspeita de embriaguez, o condutor é encaminhado para o teste com o etilômetro ativo, que registra oficialmente os dados necessários para abertura de processo administrativo e outras medidas legais.
De acordo com Sérgio Oliveira, chefe de Planejamento e Fiscalização do Detran Alagoas, a intensificação das operações se justifica pelo aumento do movimento em ruas, rodovias e eventos juninos.








