Search
Close this search box.
Search

Desemprego no Brasil cai para 6,6% e atinge menor nível desde 2012, aponta IBGE

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,6% no trimestre encerrado em agosto de 2024, registrando a menor marca para esse período desde o início da série histórica, em 2012, segundo o IBGE. O recuo foi de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e de 1,2 ponto percentual comparado ao mesmo período de 2023, refletindo uma melhora significativa no mercado de trabalho.

PUBLICIDADE


A população desocupada, que soma 7,3 milhões de pessoas, também apresentou queda, com uma redução de 6,5% em relação ao trimestre anterior e de 13,4% em comparação ao ano anterior. Esse é o menor número de desocupados registrado desde 2015. Por outro lado, a população ocupada atingiu um recorde histórico de 102,5 milhões de trabalhadores, evidenciando uma recuperação sólida no emprego formal e informal.

A queda na taxa de desocupação e o aumento do emprego com carteira assinada reforçam a recuperação do mercado de trabalho brasileiro. O número de empregados no setor privado alcançou 52,9 milhões, outro recorde da série, com crescimento de 1,7% no trimestre e 4,9% no ano.

Todos os direitos reservados