Uma proposta que tramita na Câmara dos Deputados quer oferecer gratuidade no transporte público coletivo para servidores militares, desde que apresentem comprovação do serviço. O transporte gratuito será aplicado em ônibus urbanos e intermunicipais, metrôs, trens suburbanos e metropolitanos, barcas e catamarãs.
Se o texto for aprovado, servidores das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), policiais federais, rodoviários federais, rodoviários federais, policiais civis, militares, bombeiros militares e policiais penais.
De acordo com o autor do projeto, o deputado Duarte Júnior (PSB-MA), a iniciativa reconhece o papel fundamental desses profissionais na segurança, ordem pública e defesa da sociedade brasileira, com a gratuidade como uma compensação pelas relevantes funções desempenhadas para a sociedade.
O texto será analisado ainda por cinco comissões na Câmara dos Deputados. Para virar lei, além de ser aprovado nas comissões, precisa ser votado favoravelmente tanto na Câmara como no Senado.