8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Deputados aprovam projeto que substitui sirenes escolares por músicas suaves para proteger alunos com autismo

Atualmente, 1.263 estudantes com autismo são atendidas pela rede. Em 2022, 875 foram matriculados pela Semec.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2331/25, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que determina a substituição das sirenes escolares por músicas suaves em instituições públicas e privadas de todo o país. O objetivo é promover bem-estar e inclusão, especialmente para estudantes com transtorno do espectro autista (TEA).

O texto aprovado define música suave como aquela em volume moderado, sem ruídos bruscos e escolhida pela equipe pedagógica, preferencialmente em consulta às famílias de alunos com TEA. Caso a medida entre em vigor, as escolas terão 180 dias para se adequar à nova regra.

O parecer favorável foi dado pelo relator, deputado Daniel Agrobom (PL-GO), que destacou o caráter inclusivo da proposta. Segundo Baleia Rossi, a iniciativa é “simples, eficaz e inclusiva”, já que o barulho das sirenes pode gerar desconforto sensorial e crises de ansiedade em crianças e adolescentes com TEA.

Agora, o projeto seguirá para análise nas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, ainda precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.