Preocupado com o aumento significativo nos casos de meningite, o deputado Delegado Leonam (União Brasil) encaminhou um ofício, no último dia 18 de setembro, à ministra da Saúde, Nísia Trindade, solicitando que o Ministério da Saúde avalie a inclusão da vacina contra Meningite do tipo B no rol de imunizações oferecidas pelo SUS. “Tal medida não somente proporcionaria uma proteção eficaz aos brasileiros mas também contribuiria para conter a disseminação da doença”, justifica o parlamentar.
Ainda segundo o deputado, a eficácia da vacinação na prevenção da Meningite B é um consenso entre especialistas, e inclusão desta vacina no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema a Único de Saúde (SUS) é crucial para a proteção da nossa população. “Atualmente, essa a vacina está disponível somente em clínicas particulares, o que limita severamente o acesso a uma parte expressiva da sociedade brasileira”, lamenta.
No ofício, o parlamentar reconhece que a expansão do Calendário Nacional de Vacinação requer recursos e uma logística adequada, mas que está dispostos a colaborar no processo de discussão e implementação dessa medida. “Reforçamos a urgência desse pedido, pois a saúde e a vida de muitos brasileiros dependem da disponibilização destas vacinas pelo SUS”, afirmou.
Por fim, o deputado Leonam sugeriu a realização de estudos epidemiológicos e econômicos para embasar de forma sólida a decisão de inclusão da vacina no SUS. “Acreditamos que o investimento na prevenção de doenças graves, como a meningite, é um compromisso primordial do Estado brasileiro para com sua população”, concluiu.