23 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Deputado estadual Inácio Loiola cria Dia do Sanfoneiro em homenagem a Xameguinho

Mais uma proposição do deputado estadual Inácio Loiola tornou-se lei ao ser sancionada pelo governador Paulo Dantas. Trata-se da instituição do Dia do Sanfoneiro, na data de 30 de junho de 2025, em homenagem ao artista Xameguinho que faleceu neste dia.

O cantor, compositor e sanfoneiro Sebastião José Ferreira, mais conhecido como Xameguinho do Acordeon, um dos grandes nomes do forró no estado. Natural do município de Atalaia e radicado em Maceió, Xameguinho dedicou a vida à música, levando a sonoridade do forró alagoano aos quatro cantos do estado com sua sanfona e seu carisma.

Começou a tocar sanfona aos 12 anos de idade e, desde então, construiu uma das carreiras mais sólidas e respeitadas da música alagoana.

Segundo o deputado estadual Inácio Loiola, foram mais de 50 anos dedicados ao forró, marcando presença em festas populares, palcos históricos e importantes festivais dentro e fora de Alagoas. Ao longo de décadas de carreira, conquistou o público com canções que celebravam o cotidiano, o amor e as raízes culturais de Alagoas.

Xameguinho representava an alma do forró alagoano. Sua música, sua alegria e seu talento marcaram gerações e ajudaram a construir a identidade cultural do nosso Estado.

Dia do Padre Cícero
O deputado estadual Inácio Loiola apresentou também o projeto que inclui o Dia do Padre Cícero 20 de julho, no calendário de evento do Estado de Alagoas, e o governador Paulo Dantas sancionou tornando lei a referida proposição que impulsionar ainda mais o turismo religioso e atender também todo o povo romeiro de Padre Cícero de Juazeiro do Norte.

Segundo Inácio Loiola, autor do projeto, “Alagoas é conhecido nacionalmente, depois do Ceará, como o que mais possui e envia devotos para a cidade de Juazeiro do Norte para venerar e pedir a benção ao meu ‘padim Cícero'”. Ele justifica que, do Sertão ao Litoral, milhares de romeiros se reúnem mais de uma vez por ano e dirigem-se através de ônibus, de carros de passeio e de caminhadas a pé ao Juazeiro do Norte. “Merecem destaque os municípios de Boca da Mata, Atalaia, Rio Largo, Junqueiro, Santana do Ipanema, Mata Grande, Piranhas, União dos Palmares e Santana do Mundaú entre outras”, completou ele.