Estreante na Assembleia Legislativa de Alagoas no ano de 2023, o deputado Delegado Leonam (União Brasil) conquistou marcas como um dos deputados mais atuantes e o primeiro a protocolar 187 projetos de lei no seu primeiro dia de mandato. Simbolizando o ano de conquistas, Leonam foi eleito o representante da Assembleia Legislativa mais bem avaliado pelo público na internet, com 37% dos votos, em enquete de voto popular realizada pelo Jornal Folha de Alagoas durante o mês de dezembro.
Tendo como experiência mais de 10 anos como delegado de polícia e com somente um ano ocupando uma das 27 cadeiras do parlamento, Leonam se manteve fiel a sua base na causa animal, com mais de 70 proposições sobre o tema, e buscou seguir com indicações voltadas para a Segurança Pública, defesa e direitos da Mulher, Pessoas com Deficiência e temáticas da área social, muitas delas já efetivadas em leis no estado.
Para o parlamentar, a premiação simboliza a aprovação popular de seu mandato, pautado pelo novo e pela juventude que já se firmou através do trabalho sério quem vem sendo proposto na Assembleia Legislativa. “Sempre pautei meu mandato nos anseios da população, da defesa dos animais e em prol do nosso estado de Alagoas. Tenho proposições, boa parte delas já aprovada no parlamento, que abrange todas estas áreas, o que muito me orgulha. Meu objetivo será sempre de levar o que há de melhor para os alagoanos. Vou continuar honrado cada voto recebido e trabalhando sempre na defesa das minhas principais pautas e do nosso povo alagoano”, garantiu o Delegado Leonam.
Das mais de 400 proposições em 2023, obteve êxito em ter sancionado 39 leis, além de indicações importantes que foram atendidas pelo governo estadual como a construção da ponte entre Penedo e Neópolis, que foi incluído no PAC, e a criação do estatuto do PROCON/AL, publicado através do Decreto 92.228/23.
Entre as leis já em vigor no estado, o deputado destaca a que institui a Política Habitacional em prol da Mulher Vítima de Violência Domésticas e Familiar, que determina uma cota de 20% do total de unidades produzidas em todos os programas habitacionais do Estado, em favor das mulheres vítimas dessa prática.
“A violência de género contra as mulheres, em especial a violência doméstica, é a expressão mais perversa da desigualdade de gênero e da assimetria das relações sociais de poder existentes e um dos mais graves problemas a serem enfrentados na sociedade. Assim, é fundamental a criação de um programa habitacional de modo a possibilitar a distribuição eficiente de vagas entre os municípios parceiros”, destaca o Delegado Leonam.
Além disso, o jovem parlamentar também tem atuado na função de fiscalizar o Executivo estadual. Ele tem usado suas redes sociais para mostrar a população o que acontece nesta gestão a exemplo de uma série de denúncias em fiscalizações de obras paradas, como a do Hospital do Idoso em Maceió, a falta de repasse de verba para o Hospital Chama em Arapiraca, a retirada de areia irregular pela Braskem em Marechal Deodoro, a licença para instalação de depósito de Ácido Sulfúrico e a presença de tanques de combustíveis no Porto de Maceió, mortandade de peixes na cidade de Barra de Santo Antônio e a mais recente, o protocolo do projeto de lei que proíbe a exploração de sal-gema em todo o estado de Alagoas.
O resultado da enquete foi divulgado pelo Grupo Folha de Alagoas nesta sexta-feira (29) e refletiu a atuação fora dos escritórios da Assembleia, com fiscalizações e diálogo com o povo a cada denúncia acolhida. “Receber esse prêmio muito me orgulha e me faz ter a certeza que estou no caminho certo. Busquei sempre não fugir dos meus princípios na Assembleia Legislativa, usando meu mandato com transparência nas ações, e um olhar especial para a áreas importantes do nosso estado, como a segurança pública, a saúde, a educação e o social. Agradeço a todos que votaram em mim e tenham a certeza que o trabalho está só começando”, celebrou o Leonam.