Durante a sessão ordinária desta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa de Alagoas, o deputado Delegado Leonam (União Brasil) fez um firme apelo ao Governo do Estado pela majoração salarial dos policiais civis. O parlamentar destacou a urgência e a sensibilidade do tema, defendendo que a categoria já tem o direito reconhecido tanto em âmbito administrativo quanto judicial.
“É um tema sensível e urgente a valorização do policial civil alagoano”, afirmou Leonam, ao criticar a defasagem nos vencimentos dos agentes. De acordo com o deputado, muitos policiais civis cumprem jornadas de 40 horas semanais ou mais, mas recebem salários correspondentes a apenas 30 horas trabalhadas.
O deputado ainda revelou que a Procuradoria-Geral do Estado já reconheceu o pleito da categoria e que a majoração salarial teria sido previamente acordada com o governador Paulo Dantas (MDB). No entanto, segundo ele, o chefe do Executivo estadual teria imposto uma condição polêmica para a concessão do reajuste.
“O governador prometeu, mas impôs uma condicionante: que os policiais civis abrissem mão de seu retroativo”, lamentou. Para Leonam, essa exigência é inaceitável. “Ninguém deve abrir mão de um direito, muito menos ter uma condição imposta sobre aquilo que já é devido.”
O deputado finalizou o pronunciamento pedindo respeito e reconhecimento aos profissionais da segurança pública. “Falo de homens e mulheres que saem de casa arriscando suas vidas para trazer segurança aos cidadãos. Nós não podemos falar em uma segurança eficaz sem pensar em valorizar os seus respectivos profissionais.”, destacou.