Maceió, 14 de maio de 2025.
Tempo: 🌡️ 28°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Deputadas denunciam senador ao Conselho de Ética após fala sobre ‘enforcar’ Marina Silva

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirmou durante um evento no Amazonas que as pessoas deveriam imaginar o que é “tolerar Marina Silva por seis horas e dez minutos sem enforcá-la.” A fala contra a Ministra do Meio Ambiente gerou péssima repercussão, com críticas no Congresso Nacional.

Senadoras afirmaram que tais declarações retratam o cotidiano das mulheres brasileiras e que não se pode justificar a ação por considerar fora de contexto ou por ser uma brincadeira. Para as parlamentares, essas atitudes incitam o ódio e a violência. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) reforçou o discurso de suas colegas e considerou a declaração muito infeliz, além de exaltar a importância de Marina Silva, por mais que tenha discordância em algumas visões políticas.

Na Câmara dos Deputados, nove deputadas de diversas correntes partidárias ingressaram com uma denúncia no Conselho de Ética do Senado, ao afirmar que a fala extrapola todos os limites da imunidade parlamentar.

Plínio Valério se manifestou e afirmou que a declaração foi uma brincadeira e destacou que, embora não repetisse tal fala, não se arrepende de ter dito.