Denúncias de descarte irregular de sangue leva IMA a averiguar frigorífico em Rio Largo

Após denúncias de irregularidades e práticas prejudiciais ao meio ambiente, técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), estiveram no Frigorífico MAFRIPS, no município de Rio Largo, região metropolitana de Maceió, para realizar as devidas verificações. A visita ocorreu ontem, quarta-feira(13).

PUBLICIDADE


Entre as denúncias, há relato de descarte irregular de sangue e esterco, além de uma denúncia de operação acima da capacidade permitida pelo órgão. O IMA, na homologação de funcionamento, liberou o abate de 3.500 animais por mês, entretanto, na prática este número estaria perto dos 5 mil, o que causa uma sobrecarga na Estação de Tratamento de Efluentes e, consequentemente, o derramamento irregular no riacho, que flui para a Lagoa Mundaú.

Além de todas as denúncias de caráter ambiental, o local também atrai urubus que ficam sobrevoando a região, causando risco para os aviões que pousam e decolam do Aeroporto Zumbi dos Palmares, que fica próximo ao Frigorífico. As amostras recolhidas pelos técnicos serão analisadas para que o IMA verifique possíveis punições e medidas necessárias.

Todos os direitos reservados