Search
Close this search box.
Search

Delegado brasileiro é confirmado como novo secretário-geral da interpol

O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza, de 43 anos, foi eleito nesta terça-feira como o novo secretário-geral da Interpol, sendo o primeiro brasileiro a ocupar o cargo mais alto na organização policial internacional. A decisão foi confirmada durante a 92ª Assembleia Geral da Interpol, realizada em Glasgow, no Reino Unido, após aprovação de 96% dos votos dos 153 países-membros presentes.

PUBLICIDADE


Urquiza havia sido indicado em junho pelo comitê executivo da Interpol, e sua nomeação recebeu amplo apoio entre os países-membros. Ele substituirá o alemão Jürgen Stock, que lidera a organização desde 2014. Urquiza será o primeiro líder de um país em desenvolvimento nos 101 anos de história da Interpol, que já teve oito secretários-gerais de nacionalidades como austríaca, francesa, britânica e americana.

O brasileiro assumirá o comando no início de 2025, com um mandato inicial de cinco anos, podendo ser renovado. Ele se mudará com a família para Lyon, na França, onde está localizada a sede da Interpol.

Todos os direitos reservados