A Defesa Civil de Maceió intensifica, em períodos chuvosos, o monitoramento meteorológico e a atuação das equipes operacionais nas áreas de risco da capital alagoana. Por meio do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta (Cimadec), o órgão acompanha precipitações de chuvas, saturação do solo e eventos que possam gerar riscos para a população. Além do monitoramento por meios tecnológicos, as equipes são reforçadas nas ruas, sobretudo em áreas de risco, para atender as ocorrências e orientar a população. Em casos de dias chuvosos, a Defesa Civil Municipal emite avisos e alertas para os maceioenses, por meio dos canais de comunicação.
As equipes operam com dados de chuva acumulada, análises climatológicas e inspeções de campo em áreas críticas da cidade. O processo permite classificar os cenários de risco e determinar respostas adequadas. Quando a chuva atinge de 30 a 70 milímetros, a Defesa Civil atua em nível operacional de atenção, e inicia o protocolo de ações previsto no plano de enfrentamento ao período chuvoso, o Previne Maceió. Entre 70 a 100 milímetros, em 24 horas, e com a previsão meteorológica indicando chuvas com intensidade moderada a forte, o órgão reforça a presença nas áreas de maior risco e aciona uma sala de situação para a tomada de decisões emergenciais.
A população pode receber avisos e alertas enviando o CEP por mensagem de texto para o telefone 40199, além dos serviços via WhatsApp e Telegram. Para se cadastrar no WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o número (61) 2034-4611 e seguir as instruções do chatbot, compartilhando sua localização ou escolhendo uma área de interesse. No Telegram, procure “Defesa Civil Nacional”, inicie uma conversa e faça o mesmo procedimento.
Ambas as plataformas são gratuitas e enviam alertas sobre chuvas fortes, inundações e outros riscos. Cadastre-se e receba informações essenciais para se proteger e garantir a segurança de sua família.







