8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Datafolha: 35% culpam Lula pelo tarifaço e 22% ao ex-presidente Bolsonaro

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (16) aponta que 35% dos entrevistados consideram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) responsável pelo tarifaço. Outros 22% culpam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e 17% apontam o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O ministro do STF Alexandre de Moraes é citado por 15% dos entrevistados como responsável. Entre os demais, 3% não responsabilizam ninguém, 1% atribuíram a todos e 7% não souberam opinar.

O levantamento ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios nos dias 11 e 12 de agosto, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O estudo reflete a percepção pública sobre a responsabilidade pelo aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, que já somam 50% sobre produtos nacionais exportados ao país norte-americano.

O presidente Donald Trump anunciou a taxa suplementar de 40% no início do mês, que se soma aos 10% aplicados em abril, justificando a medida, entre outros motivos, por supostas violações de direitos fundamentais atribuídas a Moraes. O ministro do STF, por sua vez, abriu um inquérito para investigar a atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos na tentativa de influenciar a imposição das sanções contra autoridades brasileiras.