Segundo informações divulgadas pelo Ministério Público Federal (MPF), mais de 200 pessoas que vieram da Índia e de países do continente africano, estão abrigadas provisoriamente no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, esperando que sejam tomadas as devidas providências para formalizar os pedidos de refúgio no Brasil. Até ontem(quarta-feira, 12), haviam quase 400 pessoas nessa situação, que o órgão considera a situação uma nova crise humanitária.
Dentre as diversas falhas para cadastrar os estrangeiros, que chegaram em voos diversos nas últimas semanas, estão as falhas no Sisconare, o sistema que registra os pedidos de refúgio no país. Sendo de maioria indianos, ainda não há informações quanto as motivações da vinda dessas pessoas para o Brasil.
Hoje(quinta-feira, 13), deverá ocorrer uma reunião emergencial, convocada pelo MPF, para tratar do assunto. “A prioridade é definir as medidas necessárias para que se concluam os pedidos de refúgio o mais rápido possível”, disse o procurador da República, Guilherme Rocha Göpfert.