Uma criança de 11 anos foi internada em um hospital público de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, com uma grave infecção no estômago após ter sido “obrigada” pela madrasta a ingerir uma lagartixa morta. A mãe do menino relatou que o incidente ocorreu durante o fim de semana de 4 e 5 de novembro, quando a criança estava na casa do pai. A madrasta e a atual sogra do ex-marido mataram a lagartixa e forçaram o menino a consumi-la, alegando que tinham esse costume no passado.
Segundo a mãe, o menino começou a passar mal no dia seguinte, sofrendo vômitos incessantes ao longo da semana. Após duas tentativas frustradas em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a família conseguiu atendimento em um hospital, onde o diagnóstico revelou uma grave infecção intestinal. A criança foi internada em estado grave, recebendo acompanhamento, exames e procedimentos para evitar complicações.
Diante da negligência da madrasta e da mãe dela, um boletim de ocorrência foi registrado, e a 2ª Delegacia de Polícia de Formosa está investigando o caso. Se condenadas, as responsáveis podem responder ao artigo 132 do Código Penal por expor a vida ou saúde de alguém a perigo direto e iminente, com pena de até 1 ano de prisão, se não configurar crime mais grave.