Search
Close this search box.
Search

Cresce o número de prefeitas eleitas em Alagoas

A quantidade de mulheres prefeitas no Estado de Alagoas teve um leve aumento após as eleições. Em relação a 2020, onde foram eleitas 22 prefeitas, agora serão 24, representando 23,5% dos municípios alagoanos contra os 21,5% anteriores. A diferença de 2%, apesar de sutil, segue a tendência de aumento nacional.

PUBLICIDADE


A representatividade ainda é relativamente desproporcional, considerando que em Alagoas 53% do eleitorado é mulher, mas 76,5% dos eleitos foram homens. A preocupação com a falta de representatividade na política é uma pauta do movimento feminista que aos poucos vem sendo incorporada no discurso de muitos partidos políticos. Pesquisas recentes mostram uma mudança gradual acontecendo no comportamento eleitoral das mulheres, que tem se tornado decisivas em processos eleitorais.

Dos municípios alagoanos que em 2020 escolheram mulheres para o comando, dez fizeram a troca esse ano e terão homens na prefeitura a partir de 2025. São as seguintes cidades: Batalha, Belém, Coqueiro Seco, Feliz Deserto, Ibateguara, Igreja Nova, Maravilha, Maribondo, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira. Por outro lado, o inverso aconteceu em 12 municípios: Água Branca, Campo Alegre, Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Joaquim Gomes, Mata Grande, Monteirópolis, Palmeira dos Índios e Pilar tinham prefeitos homens e agora serão geridos por mulheres.

 

Todos os direitos reservados