8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

CPMI do INSS: irmão de Lula é alvo de sete pedidos de convocação

José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é alvo de sete pedidos de convocação na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. Vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), ele integra uma entidade investigada pela Polícia Federal por suspeita de descontos indevidos em benefícios.

Os pedidos partem de diferentes parlamentares da oposição, entre eles o relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), e nomes como Rogério Marinho (PL-RN) e Bia Kicis (PL-DF). Além da convocação, alguns requerimentos solicitam a quebra dos sigilos fiscal e bancário de Frei Chico, com base na alegação de que, como dirigente, ele teria conhecimento das práticas em apuração.

Apesar da pressão política, a Polícia Federal já havia esclarecido em abril que o irmão de Lula não é investigado na operação. O caso, contudo, tornou-se um dos principais focos da CPMI, que terá sua primeira reunião nesta terça-feira (26/8), com mais de 30 requerimentos em pauta, incluindo convocações de ex-ministros e ex-presidentes do INSS.