Para evitar o aumento de casos de COVID-19 após o réveillon, infectologistas do Grupo Técnico Científico (GTC) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alertam para a necessidade de atualização do esquema vacinal.
Segundo o Programa Nacional de Imunização, o esquema vacinal é formado por duas doses ou dose única no caso da Janssen, mais dois reforços e uma dose adicional para imunossuprimidos.
Segundo o chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas da Sesau, Renee Oliveira, “Com as festas de confraternização de fim de ano, Réveillon e as férias de janeiro, além do aumento do fluxo de turistas em Alagoas, haverá grande circulação do novo coronavírus e de suas variantes. Por isso, precisamos continuar nos protegendo e aos nossos familiares, principalmente os idosos. Para isso, as vacinas são extremamente eficazes e evitam que os pacientes evoluam para um quadro mais grave, que pode levar a óbito”
Alagoas tem um número estável de casos, mas as medidas sanitárias devem continuar sendo seguidas para que casos não voltem a subir, especialmente em épocas festivas de aglomeração.