O Carnaval 2026 começou oficialmente em grande estilo na Capital dos Cânions. Nesta sexta-feira (13), uma multidão tomou as ruas para acompanhar o início dos festejos, que uniram a alegria dos blocos carnavalescos a importantes ações de cidadania e momentos de resgate histórico. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Centro 1 e 2 marcaram presença com foco na prevenção e no cuidado, realizando a aferição de pressão arterial dos foliões e a distribuição de preservativos. Além da saúde, o tema social ganhou força com placas de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher.
A avenida ficou completa com a energia do Bloquinho das Mulheres 40+, o Bloco A Tanajura, a irreverência do Bloco Carretel do Frevo, o brilho do Estrela na Folia e a modernidade do Bloco Sonar. Juntos, eles mostraram a força da união dos foliões delmirenses logo no primeiro dia de festa. A folia teve início com um cortejo cultural que saiu da Praça da Vila às 19h, seguindo em direção à Praça do Gobeu. Acompanhando o percurso, a turma da melhor idade deu um show de vitalidade no bloco Alegria de Viver.
No destino final, o público participou do “Baile da Saudade”, momento dedicado a homenagear figuras emblemáticas que fizeram história no carnaval de Delmiro Gouveia. Um mural artístico foi montado para celebrar essas memórias. A trilha sonora da noite ficou sob a responsabilidade de Reginaldo Silva, Rinaldinho e uma Orquestra de Frevo, mantendo o ritmo tradicional do carnaval de rua.
A dimensão do evento já se reflete nos números do setor turístico: a rede hoteleira de Delmiro Gouveia está com 100% de ocupação. Com a cidade repleta de visitantes, a prefeitura celebra o sucesso da abertura e convida a todos para os próximos dias de festa, que seguirão com uma vasta programação para todos os públicos.









