11 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Copa do Brasil ganha segunda vaga na Libertadores a partir de 2026

BELO HORIZONTE, BRAZIL - NOVEMBER 10: Players of Flamengo pose for photos with the trophy as Champions of the Copa Do Brasil 2024 after beating Atletico Mineiro at Arena MRV on November 10, 2024 in Belo Horizonte, Brazil. (Photo by Daniel Castelo Branco/Eurasia Sport Images/Getty Images)

A Copa do Brasil terá duas vagas para a Conmebol Libertadores já na próxima edição. Além do campeão, o vice-campeão também garantirá presença na principal competição continental. A mudança foi debatida nesta quinta-feira, durante o Conselho Técnico da Série A, realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A confirmação veio após divulgação inicial do Estadão e checagem do ge.

Com a alteração, o Brasileirão passará a oferecer cinco vagas para a Libertadores, em vez das atuais seis. Hoje, os quatro primeiros vão direto para a fase de grupos, enquanto quinto e sexto disputam as etapas preliminares. Ainda não está definido se o vice da Copa do Brasil avançará diretamente para a fase de grupos. A decisão será tomada com a publicação dos regulamentos na próxima semana.

Para 2026, o Brasil já tem sete clubes garantidos no torneio continental: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Fluminense na fase de grupos, além de Botafogo e Bahia nas fases iniciais. O campeão da Copa do Brasil completará a lista. Se Cruzeiro ou Fluminense vencerem o torneio, o Botafogo herdará vaga na fase de grupos, e o São Paulo entrará nas preliminares.

A edição de 2026 da Copa do Brasil começará na semana do dia 18 de fevereiro. Os 20 clubes da Série A estrearão na quinta fase, em abril, etapa em que ingressam diretamente na disputa. A final será realizada em jogo único, no dia 6 de dezembro, encerrando oficialmente a temporada do futebol brasileiro.