Search
Close this search box.
Search

Conselho de Medicina lança plataforma para identificar atestado falso

Imagem: Reprodução

O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou, na última quinta-feira (5), uma plataforma virtual para identificar atestados médicos falsificados, visando combater fraudes na emissão do documento. O Atesta CFM permitirá que médicos sejam notificados sobre documentos emitidos com seus dados e que as empresas confiram os atestados recebidos.

PUBLICIDADE


O sistema começa a ser testado em novembro, e passa a ser uma ferramenta obrigatória para profissionais da saúde a partir de março de 2025. Os médicos poderão emitir atestados utilizando a plataforma, que será utilizada para emissão e validação de todos os atestados em território nacional. A plataforma também possibilitará que os trabalhadores tenham acesso aos seus atestados e a garantia de que eles realmente foram assinados por médicos.

Com a tecnologia, não será mais necessário fazer a entrega pessoalmente do atestado nas empresas, pois, com a autorização do paciente — como prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) –, o médico terá a opção de encaminhar a versão digital diretamente para o empregador.

 

Todos os direitos reservados