Search
Close this search box.
Search

Conheça o maceioense Rás Gonguila, homenageado pela Beija-Flor no Carnaval

Imagem: Reprodução

Na edição 2024 do Carnaval do Rio de Janeiro, a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis vai homenagear Benedito dos Santos, mais conhecido como Rás Gonguila, que teve um papel importante na história do Carnaval em Alagoas.

PUBLICIDADE


Nascido na Rua do Macena, em Maceió, provavelmente no ano de 1905, Gonguila era analfabeto, engraxate e foi fundador do bloco Cavaleiro dos Montes. Embora não se tenha muitas informações sobre a vida de Rás Gonguila, sabe-se que ele foi um importante folião e carnavalesco em Alagoas, sendo responsável por inúmeras inovações e contribuições para a festa na região.

A história de Rás Gonguila é contada por amigos, por conhecidos e por sua extensa família que conta com sete filhos, entre os de sangue e de coração. Dona Maria de Fátima dos Santos, de 66 anos, que conviveu de perto com o pai, descreveu um pouco do homem um metro e noventa, que diariamente usava camisas de manga comprida.

“Ele era analfabeto, mas muito esclarecido e sábio. Nunca bebeu, nunca fumou e também não tinha comportamento agressivo com ninguém. Nunca levantou a mão para um filho. Pra mim ele era um homem muito inteligente. Ele era visto como um conselheiro para as pessoas próximas e até para outras que a gente nem conhecia. Muita gente o procurava para conversar”, disse a filha.

Todos os direitos reservados