Maceió, 29 de maio de 2025.
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Conheça o cardeal brasileiro que recusou o papado em 1978

 

Em um evento histórico ocorrido em 1978, um cardeal brasileiro teve votos suficientes para se tornar papa, mas recusou o posto. Dom Aloísio Lorscheider, cardeal de Fortaleza, declinou a honra devido a problemas de saúde, especificamente por ter oito pontes de safena. A recusa abriu caminho para a eleição de João Paulo II, que liderou a Igreja Católica por 26 anos.

 

A decisão de Lorscheider ocorreu em um conclave marcado por impasses. Após a morte de João Paulo I, que teve um papado de apenas 33 dias, Aloísio temia outra perda precoce. Ele articulou com outros cardeais, especialmente da América Latina e África, para que seu nome não fosse novamente considerado. Segundo relatos, Lorscheider desempenhou um papel crucial ao movimentar votos para Karol Wojtyla, que se tornou João Paulo II.

 

Dom Aloísio Lorscheider faleceu em 2007, aos 83 anos, em Porto Alegre. Neto de alemães, ele foi arcebispo de Fortaleza e de Aparecida, além de presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do Conselho Episcopal Latino-americano. Sua trajetória e sua decisão de recusar o papado o marcaram como uma figura importante na história da Igreja Católica.