Apesar de ser conhecida por ser cantada por Marília Mendonça, a música “Leão” é composição do rapper Xamã e sua versão original é um R&B romântico, lançada em 2020 no álbum ”Zodíaco”, mas foi com Marília lançando uma nova versão da canção que ela acabou se tornando a música mais ouvida pelos brasileiros na última década, um marco da era das plataformas digitais.
Xamã disse que o primeiro contato dos dois aconteceu pelas redes sociais. “Divulguei a prévia de uma música e ela me mandou mensagem falando que tinha adorado. Na hora, achei que era um fake”, contou o rapper. Quando escreveu “Leão”, em um estúdio no Rio de Janeiro, Xamã decidiu convidar Marília Mendonça para participar da música porque acreditava ser este o signo da cantora, que apesar de ser canceriana, se reconhecia muito como leonina. A cantora gostou tanto da música que criou uma segunda versão de “Leão”, com batida de arrocha. A música foi apresentada na live Serenata, de maio de 2021, e a gravação entrou no álbum póstumo “Decretos reais”, lançado em 2023, dois anos após a morte de Marília. A adaptação brega acabou se tornando a definitiva.
O rapper falou que conversou com Marília poucos dias antes do acidente de avião que causou a morte da cantora, e após isso ele passou 1 ano sem cantar a música pois era muito triste de lembrar o que ”Leão” representava. “Ela criou uma textura diferente para a música. No jeito de interpretar, a Marília vestia a música como uma roupa, ficava parecendo uma parte dela.” disse Xamã.








