Maceió deu mais um passo importante para avançar na mobilidade urbana. O Prefeito JHC anunciou, nesta sexta-feira (5), que a capital alagoana contará com transporte público de modelo BRT ( Bus Rapid Transit), traduzindo, Trânsito Rápido de Ônibus.
“Mais de R$ 2 bilhões em investimentos para revolucionar a mobilidade da nossa capital”, escreveu o prefeito. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada na manhã de hoje em cerimônia realizada no bairro Eustáquio Gomes.
“Serão 440 Geladões, 100% da frota climatizada, 50km de novos corredores de ônibus, 600 novos abrigos, 3 novos terminais de integração, 23 novas estações, 63 novas linhas alimentadoras, 9 novas linhas de BRT”, informou JHC.
Serão 14 km de faixa exclusiva para os ônibus do BRT Maceió no principal corredor de transportes da cidade, formado pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. O espaço ficará à esquerda da via, junto ao alinhamento do canteiro central.
O sistema contará com nove linhas saindo do Terminal de Integração do BRT – Eustáquio Gomes, Benedito Bentes, Clima Bom e Chã da Jaqueira, além de 63 linhas alimentadoras, com saídas programadas para todos os bairros da cidade. Durante o percurso, os ônibus irão passar por todas as 23 estações do BRT, com intervalo médio de 5 minutos entre as viagens.
Ônibus
Todos os veículos do BRT Maceió serão climatizados e equipados com a tecnologia Euro-6, que reduz a emissão de gases poluentes em até 80%, um alívio para o meio ambiente. O acesso aos ônibus nas estações será feito pelo lado esquerdo, sem a necessidade de degraus, pois o piso dos coletivos é nivelado com o piso da estação, possibilitando que todos tenham sua entrada facilitada, inclusive melhorando a acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos e usuários que venham a ter alguma limitação temporária.
Em 2026, 80% do sistema estará climatizado, o equivalente a 266 veículos com ar-condicionado. Em 10 anos, todos os ônibus de Maceió serão climatizados, um total de 440 ônibus Euro-6, com ar condicionado, sendo 182 no BRT e 258 nas linhas alimentadoras. Um investimento em frota de R$1.062 bilhão.