Maceió, 20 de maio de 2025.
Tempo: 🌡️ 25°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Com Hugo Motta em Nova York e Alcolumbre na China, semana no congresso nacional deve ser esvaziada e pautas ‘paralisadas’

Congresso Nacional

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal terão uma semana com atividades reduzidas, marcada pela ausência dos presidentes das duas Casas e a liberação para votações remotas. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), está em viagem aos Estados Unidos, onde participa de um fórum em Nova Iorque acompanhado por outros parlamentares e governadores. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), segue em missão internacional na China, integrando a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após ter passado pela Rússia na semana anterior.

Sem sessões deliberativas previstas no plenário da Câmara, os deputados devem permanecer em suas bases eleitorais, com comissões funcionando em esquema semi-presencial. O cenário reforça a expectativa de baixo movimento nos corredores do Congresso.

O recesso informal ocorre após dias de esforço concentrado e sob pressão para que Motta se manifeste sobre a decisão do STF que retomou a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), acusado de envolvimento em uma trama golpista.

No Senado, a única agenda de destaque está marcada para quinta-feira (15), quando a Comissão de Fiscalização e Controle deve ouvir o novo ministro da Previdência, Wolney Queiroz. Ele prestará esclarecimentos sobre fraudes no INSS que resultaram em descontos indevidos de mais de R$ 6 bilhões em benefícios de aposentados e pensionistas. À época das irregularidades, Wolney era secretário-executivo da pasta, comandada por Carlos Lupi (PDT).