O ato pró-anistia com ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na Avenida Paulista no último domingo (6), a favor da anistia aos envolvidos nos ataques de 8 janeiro conseguiu reunir cerca de 44,9 mil manifestantes. A contagem foi realizada pela metodologia do Monitor do Debate Político do Cebrap em parceria com a ONG More In Common, que consiste em usar imagens da multidão que são capturadas por drones.
A contagem foi realizada em diferentes horários, 14:05, 14:42 e 15:44, totalizando 47 imagens. As imagens cobriram toda a extensão da manifestação e três diferentes pontos de concentração na Avenida Paulista. Foi utilizado para o cálculo da multidão, o método Point Network (P2Net), que foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Chequião, na China.
Neste método, um drone é utilizado para capturas as imagens aéreas da multidão e o software analisa automaticamente essas imagens para identificar e marcar as cabeças das pessoas. Com uso da inteligência artificial, o sistema localizou e contabilizou quantos pontos correspondiam as pessoas na imagem garantindo uma contagem precisa com 72,9% de eficácia, mesmo em áreas densas.