A Câmara deve votar nesta quarta-feira (12) a Proposta de Emenda à Constituição que aumenta a imunidade tributária para templos de qualquer culto, a chamada PEC das Igrejas. O texto, do deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), bispo licenciado da Igreja Universal, foi aprovado por uma comissão especial em fevereiro, mas precisou ser negociado junto ao Ministério da Economia.
Na terça-feira (12), a votação parou em questões sobre tributação de itens adquiridos por templos religiosos que contam com a tributação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O relator do projeto, deputado Fernando Máximo (União-RO), afirmou que o texto será votado nesta quarta.
A aprovação da PEC das Igrejas é vista pelo governo Lula como uma forma de conquistar a bancada evangélica. Após as negociações com o Ministério da Economia, o texto agora segue para o plenário, mas o Executivo não deverá se posicionar contra a proposta, mesmo que o projeto represente uma perda de arrecadação de R$ 1 bilhão.