Um espetáculo a céu aberto, a tradicional Cavalhada em homenagem a São Sebastião, co-padroeiro de Joaquim Gomes, começa neste sábado (17) e vai até a segunda-feira (19), reunindo cavaleiros de todo o estado a partir das 14h, em frente à CISP.
A festa representa a batalha entre dois exércitos: o dos Cristãos e o dos Mouros. Na dramatização, os cavaleiros revivem a memória dos antepassados portugueses que chegaram ao Brasil na época do descobrimento.
Embora a competição seja coletiva, a conquista do troféu é individual. O vencedor é determinado pelo número de acertos na argola.
Antes do início do evento, os cavaleiros se dirigem à frente da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Montados em seus cavalos, pedem proteção a São Sebastião.
A Cavalhada tem o apoio da Prefeitura de Joaquim Gomes e é organizada pelo secretário de Gestão do Município, Paulinho do Araçá Júnior.
“A Cavalhada é mais do que uma tradição: é um símbolo da nossa identidade cultural e da fé do nosso povo. É uma honra para a gestão municipal apoiar esse evento que une história, religiosidade e comunidade. Convidamos todos a prestigiar esse momento tão especial para Joaquim Gomes”, destacou o secretário.











