Estudos alertam sobre o risco de produtos plásticos pretos, como espátulas, bandejas de sushi e brinquedos, que podem conter produtos químicos tóxicos, como retardadores de chama. Uma pesquisa publicada em outubro na revista Chemosphere detectou esses produtos químicos em diversos itens domésticos.
A exposição a altos níveis dessas substâncias está associada a problemas graves de saúde, como câncer e disfunções endócrinas. No entanto, ainda não está claro até que ponto um único objeto pode representar risco. Nos últimos anos, muitos retardadores de chama foram banidos devido aos seus efeitos tóxicos, mas alguns ainda aparecem em produtos feitos com plásticos reciclados de resíduos eletrônicos, já que as regulamentações que limitam o uso desses químicos não se aplicam a materiais recicláveis.
Embora não seja possível identificar quais itens plásticos pretos contêm esses produtos químicos, o estudo encontrou o decaBDE, um retardador de chama cancerígeno, em alguns produtos domésticos. A exposição a esses químicos está associada a riscos aumentados de câncer, problemas reprodutivos, neurodesenvolvimentais e endócrinos. Além disso, mulheres grávidas expostas a essas substâncias têm maior risco de parto prematuro e filhos com déficits de desenvolvimento.