O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) detectou uma “suspeita de lavagem de dinheiro” nas movimentações financeiras da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), de acordo com um Relatório de Inteligência Financeira (RIF) enviado pelo órgão à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro do Congresso Nacional. O relatório veio a público após ser obtido pela coluna Igor Gadelha.
O Coaf destaca que a suspeita de lavagem de dinheiro está relacionada a uma conta pessoal do PayPal da deputada, por meio da qual ela teria recebido doações do movimento “Nas Ruas”, do qual ela foi fundadora. O PayPal é uma plataforma que permite o envio e recebimento de pagamentos, tanto nacionais quanto internacionais, funcionando como uma espécie de carteira digital. De acordo com o Coaf, os recursos recebidos por Carla Zambelli por meio de sua conta PayPal foram posteriormente transferidos pela parlamentar para uma conta pessoal no banco Itaú.
O relatório do Coaf afirma: “Sra. Carla Zambelli Salgado, atualmente deputada federal de São Paulo, utilizando sua conta PayPal pessoal para receber doações em favor da Associação ‘Movimento nas Ruas’. Sra. Carla é fundadora da associação. Visto que a conta PayPal deve ser utilizada para movimentação de recursos próprios, concluiu-se que as doações recebidas na conta PayPal da Sra. Carla caracterizam movimentação de recursos de terceiro, podendo indicar suspeita de lavagem de dinheiro”. Questionada a respeito das acusações, Carla Zambelli afirmou que recebeu as doações como pessoa física e alegou: “As pessoas ajudavam a mim, pessoa física. E qualquer pessoa pode receber doação de valores”.