A deputada estadual Cibele Moura (MDB) subiu o tom durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa da terça-feira (02), e deve protocolar indicação para que o Governo de Alagoas encabece campanha de conscientização sobre os malefícios dos fogos com estampido.
Autora de duas leis sobre o tema, ela enfatizou que esse modelo de fogos leva sofrimento a famílias e animais. Uma das leis da parlamentar proíbe o uso e comercialização de fogos barulhentos em eventos públicos promovidos pelo Estado. Sancionada em janeiro deste ano, a lei só deve vigorar a partir do ano que vem.
Durante a sessão, a deputada estadual lembrou do caso noticiado pelo Agora Alagoas que mostrou uma cadela morta em decorrência do acionamento dos fogos com ruídos durante eventos juninos.
A parlamentar citou ainda o caso de crianças autistas e idosos. “Várias pessoas e animais passaram um junho doloroso por conta de uma ‘tradição’. A humanidade já teve várias tradições mudadas, e tradição que é cruel se muda, a gente evolui. Mudar os fogos não é perder tradição, é evoluir. A gente vem avançando, leis são importantes, mas é importante conscientizar os alagoanos sobre o malefício dos fogos”, destacou Cibele.
🔁 Acesse: agoraalagoas.com