A chuva de meteoros Orionídeas promete iluminar o céu brasileiro a partir da noite desta terça-feira (21). O fenômeno, formado por fragmentos deixados pelo cometa Halley, deve atingir seu pico nas madrugadas de quarta (22) e quinta-feira (23), quando poderá ser observado a olho nu em várias regiões do país.
De acordo com a NASA, em locais com céu limpo e pouca poluição luminosa, será possível ver até 20 meteoros por hora cruzando o firmamento a uma velocidade média de 66 quilômetros por segundo. Já nas grandes cidades, o número pode cair para entre 5 e 10 meteoros por hora devido à iluminação artificial.
A Orionídeas é considerada uma das chuvas de meteoros mais belas do ano, caracterizada por rastros longos e luminosos. O fenômeno ocorre anualmente quando a Terra atravessa a trilha de partículas deixadas pelo cometa Halley em suas passagens pelo Sistema Solar. Ao entrarem na atmosfera, essas pequenas rochas espaciais queimam rapidamente, criando os riscos brilhantes no céu noturno.
Como assistir
Para aumentar as chances de observação, astrônomos recomendam:
-
Procurar um local escuro e aberto, longe de luzes artificiais;
-
Olhar para o leste, em direção à constelação de Órion (de onde os meteoros parecem surgir);
-
Evitar o uso de telescópios o ideal é observar a olho nu;
-
Chegar com antecedência para permitir que os olhos se adaptem à escuridão (cerca de 20 minutos).
O espetáculo natural poderá ser visto em todo o Brasil, desde que o clima colabore e o céu permaneça limpo nas próximas noites.










