Nesta terça-feira (21), o Programa de Monitoramento de Doenças Emergentes (Promed-Mail) emitiu um alerta de epidemia de uma pneumonia desconhecida entre crianças de Pequim e Liaoning, na China. Conforme o aviso, os hospitais estão enfrentando uma alta demanda e as autoridades estão considerando a suspensão das aulas nessas regiões. A distância entre Pequim e Liaoning é de aproximadamente 800 km.
“Muitas pessoas estão internadas. Elas não tossem nem tem outros sintomas [respiratórios], só têm febre alta e muitas desenvolveram nódulos nos pulmões”, relatou um homem residente de Pequim que se identificou como “Sr. W”.
Os responsáveis pelo sistema de monitoramento aguardam informações mais conclusivas, e que o alerta sugere uma “doença respiratória não diagnosticada” entre crianças. Até o momento, não há relatos de adultos afetados, nem números oficiais.
A Organização Mundial da Saúde recomendou, nesta quarta-feira (22), a adoção de medidas para reduzir o risco de contágio. As medidas recomendadas incluem: manter distância de pessoas doentes, ficar em casa quando estiver doente, usar máscaras apropriadamente, garantir uma boa ventilação nos ambientes e lavar as mãos regularmente.