Em discurso na 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), na última segunda-feira (22), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom alertou sobre possível surto mais mortal que a Covid-19 e salientou a importância dos países estarem preparados para conter novas emergências sanitárias.
Na véspera deste evento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a Rede Global de Prevenção de Doenças. Rede Internacional de Vigilância de Patógeno. A iniciativa, anunciada neste sábado (20), visa aprimorar os sistemas de coleta de amostras, facilitar a tomada de decisão dos gestores e divulgar informações de forma mais ampla na comunidade científica, utilizando dados que contribuam para as políticas públicas.
“Permanece a ameaça do surgimento de outra variante que causa novos surtos de doenças e mortes. E a ameaça de outro patógeno emergente com potencial ainda mais mortal permanece. E as pandemias estão longe de ser a única ameaça que enfrentamos. Em um mundo de crises sobrepostas e convergentes, uma arquitetura eficaz para preparação e resposta a emergências de saúde deve abordar emergências de todos os tipos”, assegura Adhanom, chefe da OMS.