Na próxima segunda-feira (8), uma cerimônia no Salão Negro do Congresso Nacional marcará o primeiro ano dos atos criminosos de 8 de janeiro, com discursos previstos dos líderes dos Três Poderes. Entre os oradores estão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco, o presidente do STF Luís Roberto Barroso, o presidente da Câmara Arthur Lira e o presidente do TSE Alexandre de Moraes. O evento, que terá mais de 500 convidados, está programado para iniciar às 15h após uma recepção marcada para as 14h.
A mesa de honra contará com a presença da primeira-dama Janja da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, e da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que fará o primeiro discurso. Foram convidados 27 governadores, prefeitos de capitais, parlamentares, ministros do TCU e presidentes e ministros de tribunais superiores. O presidente Lula solicitou a presença dos 38 ministros de estado durante uma reunião em dezembro.
A cerimônia incluirá a execução do Hino Nacional pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e, ao seu encerramento, as autoridades presentes realizarão a entrega simbólica da tapeçaria de Burle Marx e de uma réplica da Constituição Federal de 1988. O plano de segurança, envolvendo cerca de 2.000 agentes da Polícia Militar do Distrito Federal e 250 da Força Nacional, foi simbolicamente assinado nesta quinta-feira (4) pelo ministro da Justiça em exercício, Ricardo Cappelli, e pela governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão. A Esplanada dos Ministérios terá fechamento parcial durante o evento.