Maceió, 08 de maio de 2025.
Tempo: 🌡️ 30°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

CCJ da Câmara analisa recurso de Glauber Braga contra cassação

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados agendou para esta quinta-feira (24) a análise do recurso do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) contra a decisão que recomenda a perda de seu mandato e a inelegibilidade por oito anos. O documento de 94 páginas foi protocolado na terça-feira (22), surpreendendo o deputado pela rapidez com que foi incluído na pauta da comissão.

 

No recurso, Glauber argumenta que sua reação ao agredir um integrante do MBL foi “proporcional” após ofensas à sua mãe doente, e que ele tem sido alvo de perseguição pelo ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O deputado também alega que não houve direito de defesa no processo e que o relator do caso no Conselho de Ética teve uma postura parcial.

 

Caso o recurso seja aceito, o processo retornará ao Conselho de Ética para a nomeação de um novo relator. Caso contrário, a cassação seguirá para votação no plenário da Câmara, onde necessitará do voto da maioria absoluta (257 deputados) para ser aprovada. Em protesto contra a decisão do Conselho de Ética, Glauber Braga realizou uma greve de fome de nove dias, suspensa após a promessa de adiamento da votação em plenário para o segundo semestre.