O Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (5), alerta que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por Influenza A e pelo vírus sincicial respiratório (VSR) continuam em alta no Brasil. A mortalidade nas últimas oito semanas foi semelhante entre crianças e idosos: entre os mais velhos, predominam os óbitos por Influenza A; já entre as crianças, destacam-se os casos e mortes causados por rinovírus e também pela Influenza A. A análise considera o período entre os dias 25 e 31 de maio.
Segundo a pesquisadora Tatiana Portella, apesar de já haver sinais de estabilização em alguns estados do Centro-Sul, Norte e no Ceará, os índices da doença continuam elevados nessas regiões. Ela destacou a importância da vacinação contra Influenza A, especialmente para idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades.
No Nordeste, oito estados aparecem com sinal de crescimento e níveis de alerta para SRAG: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Entre as capitais nordestinas, o boletim aponta Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Salvador (BA) e São Luís (MA)













